Planear uma viagem aos Açores

Baleias, natureza, boa comida, praias e até um vulcão! Os Açores são, dizem alguns, o paraíso na terra e quem somos nós para os contrariar? Composto por nove ilhas, a Região Autónoma dos Açores como é oficialmente divide-se em três grupos. O Oriental, do qual fazem parte as ilhas Santa Maria e São Miguel; o Oriental que é composto pela ilha Terceira, a Graciosa, São Jorge, Pico e Faial e, por último, o grupo Oriental, constituído pelo Corvo e pelas Flores.

As nove ilhas são de origem vulcânica, o que confere aos Açores uma paisagem única, cheia de beleza e locais para descobrir. Por norma, Ponta Delgada é a porta de entrada dos Açores, existindo inclusive voos low cost Açores, operados pela Ryanair. Além da Ryanair, também pode viajar com a Sata ou com a TAP.

Viagens Açores: o que precisa de saber

Turismo Apesar da crescente popularidade e aumento das viagens para os Açores, o arquipélago parece manter-se imune aos turismo de massas. É o local ideal para umas férias relaxadas, oferecendo boas opções de atividades ao ar livre para um grupo de amigos de férias, mas também para os que estão a viajar em família ou sozinhos. E, acredite, os Açores podem ser também um destino romântico!
É caro? O IVA, por exemplo, é mais baixo nos Açores do que em Portugal continental. Quanto ao turismo nos Açores, ainda existem poucas opções low cost. O nosso conselho? Planifique bem a viagem e compare preços, para conseguir as melhores ofertas de alojamentos e outros serviços.
Horas Durante a sua viagem nos Açores, lembre-se de acertar o relógio!. Nos Aqui é uma hora a menos do que em Portugal continental.
Clima O clima do arquipélago é temperado e bastante agradável. No verão, as temperaturas rondam os 26ºC e no inverno, a média é de 16ºC. Os meses mais chuvosos são Outubro e Março.

Viagens Açores: Meios de transportes nos Açores

Aeroportos nos Açores

Aeroporto de Santa Maria

Situado na ilha com o mesmo nome, possui três pistas. Além do táxi, pode chegar aqui nos autocarros TSM (sigla de Transportes de Santa Maria), cujos autocarros circulam diariamente entre o aeroporto e vários pontos da ilha. Horários: nos dias úteis entre as 8h30 e as 19h05 e aos fins de semana (e feriados), das 8h05 às 13H05.

Aeroporto João Paulo II

Também conhecido por Nordela ou por Aeroporto de Ponta Delgada, numa referência à cidade onde se encontra, este é o aeroporto mais movimentado dos Açores e a principal porta de entrada de viajantes na ilha. Situado na ilha de São Miguel, a 3 km do centro é um pouco limitado de transportes públicos. Para o centro, pode viajar nos transportes da Agência de Viagens e Turismo UTC.

Aeroporto da Horta

Localizado na ilha do Faial, este aeroporto está a cerca de 10 km do centro cidade da Horta. Para se deslocar até ao centro, opte por apanhar um táxi ou alugar um carro. Desde 1985 que há voos TAP diretos Lisboa Horta.

Aeroporto de Santa Cruz das Flores

Vulgarmente designado por Aeroporto das Flores, encontra-se na ilha homónima das Flores, na vila de Santa Cruz. Na verdade, menos de 1 km separam o centro de Santa Cruz deste aeroporto. Também nas Flores, viajar de táxi pode ser uma opção. Ou então, pode apanhar um dos autocarros públicos da ilha.


voos baratos açores

Estes quatro aeroportos além de voos regulares entre as várias ilhas dos Açores, recebem também voos internacionais. Quanto à gestão, os aeródromos são geridos pela Sata Aeródromos; a Base das Lajes pelo Governo Regional dos Açores e os aeroportos estão a cargo da ANA (Aeroportos de Portugal).



açores viagens



Viagens Açores: locais a não perder

Já conseguiu o seu voos para os açores? Então, chegou a hora de começar a planear a viagem! Confira algumas das nossas dicas de viagens nos Açores. Focamo-nos em sugestões para os amantes da Natureza, praia e também actividades únicas e experiências que só pode fazer nos Açores!

açores viagens

Caldeira das Sete Cidades

Situado perto de Ponta Delgada, aCaldeira das 7 Cidades é composta por dois lagos de água doce, um verde e um azul! Através de uma pequena ponte é possível atravessar a caldeira e chegar às Sete Cidades.Este é sem dúvida um dos locais mais mágicos dos Açores! As vistas são de cortar a respiração e aconselhamos-lhe a levar calçado confortável, para percorrer os trilhos da zona - e não se esqueça da máquina fotográfica também!

viagem aos açores

Lagoa do Fogo

Na ilha de São Miguel e a caminho de outro dos locais obrigatórios nos Açores, a Poça da Dona Beija, está o Lago do Fogo. Aqui pode apreciar esta imensa lagoa, de águas muito (muito!) azuis e uma densa vegetação. Consulte a meteorologia e evite os dias com nevoeiro. Em todo o caso, mesmo em dias de nevoeiro, seja paciente e espere que sol abra, para melhor poder apreciar, esta que é uma das principais atracções turísticas dos Açores!

viagem açores

Furnas

Apesar de ser uma pequena povoação, a este de Ponta Delgada, as Furnas é dos locais mais castiços da ilha! Não perca o Parque Terra Nostra, nem a Poça da Beija e as piscinas térmicas (e boas para a saúde) das Furnas! É daqui o famoso prato cozinhado com o calor do vulcão e debaixo da terra - uma especialidade gastronómica que não vai querer perder!

açores viagens

Capelinhos

Graças à última erupção, em 1957, do Vulcão dos Capelinhos, que a paisagem da região se tornou única e especial nos Açores (e no Mundo). Além do aumento do território provocado pela erupção, a solidificação da lava acima do nível do mar, contribuiu para a criação de uma paisagem seca e árida (e bela), que difere muito do resto do resto do Faial e também do arquipélago. No Faial, aproveite também para visitar o Ilhéu de Monchique, considerado o ponto mais ocidental da Europa

viagem aos açores

Piscinas Naturais dos Biscoitos

Sim! Chama-se mesmo assim: Biscoitos! Situada na Praia da Vitória são uma das zonas baleares mais populares na Terceira! As grandes rochas não são mais do que lava solidificada e estão por toda a parte, inclusive no meio da piscina. Se tiver tempo, dê um passeio e aproveitar para explorar a bela freguesia dos Biscoitos, pois é bem bonita! E não se esquecça de beber um copo do tradicional vinho da região, o vinho Verdelho.

viagem aos açores

Praia Formosa

Na ilha de Santa Maria, está esta lindíssima praia de águas mornas e extenso areal. E quando dizemos que a água é morna, estamos a falar de uma temperatura que ronda os 22 graus. Se visita os Açores em agosto, não perca o famoso Festival Maré de Agosto, que todos os anos se realiza mesmo junto à praia e que é considerado o festival mais antigo do país!

viagens baratas açores

Ver baleias

Imagina-se de repente a ter 6 anos? É mais ou menos esse o efeito/sentimento ao ver uma baleia! Um passeio de barco nos Açores é algo imperdível e que tem mesmo que fazer. Aproveite também para se juntar às excursões organizadas, onde pode observar baleias e golfinhos. Várias empresas organizam estes serviços e poderá contar com um serviço profissional e cuidadoso para com os animais, respeitando-os, assim como ao seu habitat.

viagem açores

Mergulho nos Açores

Um dos nossos locais favoritos para a prática de mergulho é Angra do Heroísmo. Todavia, os Açores oferecem-lhe muitas mais possibilidades. Inclusive mergulhar com tubarões, explorar grutas e muito mais! Existem vários centros qualificados na região com diferentes ofertas para mergulhadores iniciantes ou mais experientes. Aproveite também esta viagem aos Açores, para se a prática de vários desportos aquáticos.

viagens açores

Ilha do Pico

O Pico é a segunda maior ilha dos Açores e é aqui que está o vulcão com o mesmo nome, considerado também o ponto mais alto de Portugal ( 2350 m de altitude). Graças ao vulcão, a paisagem é única, com especial destaque para as vinhas cultivadas em chão de lava e que foram consideradas Património da Unesco. Aproveite para subir ao Pico, passeios bicicleta, montanhismo e muito mais.



Além das viagens para os Açores, confira outros destinos e viagens na Europa






Veja também: