Ana Sofia Martins do blog Just Go

Ana Sofia Martins é a autora do blog de viagens Just Go e viaja desde que se lembra como gente! Na sua memória estão as longas viagens de carro que fazia em família quando era criança, mas também a viagem de carro que culminou num acidente, ficando paraplégica.
Hoje em dia, Ana Sofia continua a viajar com a mesma garra, inspirando outros a viajar, com ou sem limitações e partilhando no seu blog de viagens dicas e boas práticas de turismo acessível!

“O que mais gosto quando viajo é de andar pelas ruas das cidades, misturar-me com as pessoas, viver o ambiente. Gosto dos contrastes da arquitectura moderna com a antiga. Gosto de usar diferentes meios de transporte, como carro, barco, comboio, e apreciar as diferentes perspectivas dos países que visito.”

viajante-do-mes-just-go

Num mergulho em Maiorca, Espanha

Primeira viagem na Europa?
Os meus pais tinham por hábito viajar de carro pela Europa, principalmente por Espanha, muitas vezes partíamos sem destino marcado. Por este facto e pela situação geográfica de Portugal, claro que o primeiro país que visitei foi Espanha.
A primeira grande viagem que fiz foi à Holanda, fomos de carro visitar família que vive lá.

Do que que melhor se lembra desta primeira viagem?
Devia ter uns 10 anos e viajar de carro, há quase 30 anos, não era o mesmo que hoje! Lembro-me de ficarmos uma noite a dormir dentro do carro, numa bomba de gasolina, do calor que passámos ao atravessar Espanha e de achar que nunca mais chegávamos.

Lembro-me do nervosismo de passar a fronteira e sermos revistados! Lembro-me da emoção de chegar a um país estrangeiro e ouvir outra língua. Das moedas diferentes da nossa. Tudo era uma emoção!

viajante-do-mes

Numa viagem a Londres

Destino favorito na Europa?
Sem dúvida Madrid. Adoro a vida de Madrid, as tapas a arquitectura e as noites quentes de verão.

Destino que mais a surpreendeu e onde voltaria sempre?
Há dois anos regressei a Sevilha e fiquei surpreendida. Não ia há muitos anos e encontrei uma cidade organizada, limpa, bonita. Apesar dos mais de 40 graus, pois era Agosto, foi uma surpresa e espero voltar em breve.

Melhor experiência de viagem?
A viagem que fiz recentemente à Escandinávia. Conhecer cidades como Oslo, Copenhaga e Estocolmo, foi uma experiência fantástica ,que me surpreendeu pela positiva! Gostava de voltar à Noruega e visitar outras cidades mais a norte, onde a natureza nos proporciona paisagens deslumbrantes.

Pior experiência de viagem?
A pior experiência de viagem foi, sem dúvida, o pior momento da minha vida. Partimos rumo a França mas não chegámos. Tivemos um acidente e como consequência fiquei paraplégica o que mudou radicalmente a minha vida, mas a vontade de viajar ficou a mesma!

blog-de-viagens

Ana Sofia Martins, autora do site de viagens Just Go, em Oslo

Conselhos para viajantes:
Uma vez que me desloco em cadeira de rodas e o meu blog é sobre as boas práticas em turismo acessível. O meu conselho é apenas um: VIAJE!!! Viaje com planos, sem planos, com destino certo ou incerto, com marcações ou sem marcações. Apenas vá, vá ao seu ritmo e da maneira que mais gostar!!

Qual a sua próxima viagem na Europa? Ou próximas?
A próxima viagem na Europa será a Berlim, Praga e Viena.